Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Do Céu Caiu Uma Estrela - Frank Capra | Cinema (5)

Eis um dos mais belos filmes natalícios -- e não é que o Natal já está mesmo à porta? -- de sempre: Do céu caiu uma estrela -- "It's a Wonderful Life" no original -- de Frank Capra, uma simpática história de um anjo que ajuda um misericordioso, mas desesperadamente frustrante negociante ao mostrar-lhe quão diferente seria a sua vida se ele nunca tivesse existido. Perante tal perspectiva, que nos faz recordar imediatamente o "Um Cântico de Natal" de Charles Dickens, aquele até então melancólico ser adquire uma renovada fé e uma fortalecida confiança em si e no valor da vida.

 
Com um sempre extraordinário James Stewart e uma bela Donna Reed, este filme de 1947, está marcado  densamente não só por um espírito de "fazer sentir bem", mas ainda por uma multíplice camada de perspectivas dicksenianas que convidam constantemente à reflexão. A sua mensagem intemporal, marcadamente Cristã, fez dele um autêntico clássico do cinema. Ou melhor: de um certo cinema que até há bem pouco tempo parecia estar esquecido por Hollywood.


Em pouco mais de duas horas, somos brindados, nesta comédia dramática, com uma avalanche de emoções e sentimentos que ajudam a lavar a alma. Mais: atrás da mais evidente mensagem do "acredita de um modo positivo em ti", encontra-se um intuito de denunciar a impotência metafísica e, assim, moral e social do ateísmo moderno.